
Ola amigos leitores. Na última edição do Jornal Coração de Estudante dedicamos nossa capa ao mês do Estudante. Pois bem, neste editorial quero brevemente comentar um fato que aconteceu há 23 anos e que tem ligação direta com os Estudantes do Estado do Paraná de hoje.
Em Agosto de 1988, mais de dois mil professores realizaram paralisação seguida de manifestação no centro cívico, reivindicando o respeito do piso de três salários mínimos, conquisto por meio de greve em 1986 e não cumprido pelo então Governador Álvaro Dias (hoje do PSDB). “No dia 15, os professores ocuparam a assembléia legislativa e em 30 de agosto de 1988 foi realizada uma imensa passeata de professores, pais e alunos até o Centro Cívico para tentar a abertura das negociações. Lá chegando, os manifestantes foram impedidos de entrar na praça Nossa Senhora de Salete com carro de som, ocasionando a primeira situação de confronto. A segunda aconteceu no momento em que os grevistas armavam barracas para formar um acampamento, desmontado a base de cacetetes. Revoltados com a atitude de confronto adotada pelo governo, os professores se concentraram em torno do elevado na frente da Assembléia Legislativa. No centro, as lideranças falavam palavras de ordem, que eram repetidas pelos manifestantes, que as faziam ecoar até os gabinetes. Nesse instante foram chamadas as lideranças para supostas negociações. No momento em que a presidente da APP (a entidade ainda não havia se transformado em sindicato), Isolde Andreata e o comando de greve saíram do elevado, a polícia invadiu o ponto central do ato, expulsando quem estivesse lá a cacetete. Para impedir a reação dos manifestantes contra os policiais, entrou em ação a cavalaria, com bombas de efeito moral. A repressão deixou dezenas de feridos” diz matéria publicada no jornal da APP. Agora me pergunto: O que foi feito para punir os responsáveis diretos dessa apavorante agressão a livre expressão e ao livre direito das pessoas manifestarem suas idéias? Como pode depois desse enorme desrespeito humano, Álvaro Dias ainda ser eleito Senador da República?
30 de Agosto é um dia que jamais deverá sair da memória dos paranaenses e muito menos dos professores deste Estado. Parabéns aos mestres guerreiros do 30 de Agosto de 1988.
Nenhum comentário:
Postar um comentário