terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Escola Padre Pedro Fuss será inaugurada no início de 2012


Fotos: Sergio Sabino - A nova Escola Municipal Padre Pedro Fuss terá 2.500m² de área construída e capacidade para 500 alunos

No próximo ano letivo os alunos da Escola Municipal Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, terão um incentivo a mais para ir à escola todos os dias e estudar com dedicação e entusiasmo. Salas e carteiras novinhas, além de toda a estrutura necessária para uma educação de qualidade farão parte do dia-a-dia dessas crianças.

“Estou ansiosa e muito feliz”, disse a aluna Lívia Sawa de Paula, que está há dois anos na escola Padre Pedro Fuss e em 2012 fará o quarto ano na escola nova. Já Maria Isabel da Silva Blasi, 8 anos, que está na Pedro Fuss desde o primeiro ano, expressa a felicidade em saber que a nova unidade oferecerá um espaço enorme para ela brincar com os amigos nas aulas de educação física. “Quando tínhamos que ficar dentro da sala eu ficava triste”, disse ela, que também irá estudar o 4º ano na nova instituição de ensino.


O pai da aluna Lívia
(à dir.), Laertes de Paula, diz que a construção da escola era uma reinvindicação antiga da comunidade e está feliz por ela ter saído do papel

Laertes de Paula, pai da aluna Lívia, conta que a construção da nova escola era uma reivindicação antiga da comunidade, que a atual gestão tirou do papel. “É um sonho antigo e que está se concretizando agora”, disse ele, destacando o esforço da comunidade e o comprometimento do prefeito Ivan Rodrigues.

Atualmente a escola tem cerca de 270 alunos matriculados e divide as instalações com o Colégio Estadual São Cristóvão. “É uma felicidade enorme saber que os alunos terão um espaço só para eles”, destacou Jane Magda da Silva, mãe da aluna Maria Isabel da Silva Blasi.

Para a diretora da escola Padre Pedro Fuss, Maria das Graças Malaquias de Paula Teixeira, a mudança para a nova unidade irá beneficiar as duas instituições de ensino, que não irão mais precisar dividir o espaço. “Será um ganho enorme para todos e também para a parte pedagógica”, destaca ela. “Eu nem consigo imaginar como será. É um sonho realizado ter uma escola só nossa.”.


É uma felicidade enorme saber que os alunos terão um espaço só para eles”, destacou Jane Magda da Silva, mãe da aluna Maria Isabel da Silva Blasi

A nova Escola Municipal Padre Pedro Fuss, com 2.500m² de área construída, fica na esquina das ruas Joaquim Nabuco e Maringá e atenderá cerca de 500 alunos. A instituição terá quadra poliesportiva coberta, de 600m², sala ambiente para aulas ao ar livre, sala multiuso e de artes, laboratório de informática, biblioteca, pátio coberto, 10 salas de aula e ambiente administrativo, além de paisagismo e um memorial em homenagem ao Padre Pedro Fuss, fundador do Grupo Escolar Padre Pedro Fuss, junto à paróquia São Cristóvão, e posteriormente transferido para o município.

Além de toda essa estrutura física, a escola é adaptada e terá acessibilidade total para pessoas com deficiência, como explica a arquiteta da Secretaria de Educação, Luciana de Jesus Capelo, responsável pelo projeto. “Entre as adaptações estão rampas de acesso, instalações sanitárias específicas para cadeirantes e piso tátil, que permitirão os deficientes visuais se deslocarem com segurança”, ressalta.

A arquiteta destaca ainda o acesso independente para a quadra poliesportiva e explica que quando houver eventos nos finais de semana, as pessoas não precisarão transitar dentro do espaço da escola.


A instituição de ensino terá quadra poliesportiva coberta, de 600m²

Além do prédio exclusivo para a Escola Padre Pedro Fuss, que era uma reivindicação antiga da comunidade, a Prefeitura entrega ainda este ano outras três unidades: a Escola Eugênia Talamini (São Marcos) e os Cmeis A Baba do Passarinho (Jardim Ipê) e Nossa Senhora de Los Angeles (Rio Pequeno), que juntas atenderão mais de 1.500 crianças.

Padre Pedro Fuss – Nasceu em Elversberg, na Alemanha e foi o quinto filho do casal Anna e George Fuss. Chegou ao Brasil em 1940, logo após sua ordenação. Em 1956 tornou-se pároco da igreja Matriz - atual Catedral de São José. Em 1971, Padre Pedro Fuss deu início às atividades do Grupo Escolar Padre Pedro Fuss, junto à paróquia São Cristóvão. Através do empenho do padre a escola passou por diversas benfeitorias e ampliações, sendo posteriormente transferida para o município. O pároco dedicou três décadas de sua vida à consolidação da fé cristã em São José dos Pinhais. Faleceu em 29 de junho de 1985.

Nenhum comentário:

Postar um comentário