sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Veterinários Mirins de SJP têm trabalho publicado em livro


Fotos: Sérgio Sabino

Com direito a muitos aplausos os Veterinários Mirins de São José dos Pinhais - alunos da rede municipal de ensino e finalistas do concurso promovido pela Secretaria de Meio Ambiente - deixaram seus pais e professores orgulhosos na noite desta quinta-feira (07), durante evento de premiação.

Como prêmio, os 94 alunos autores dos melhores desenhos, frases e redações sobre o Programa Municipal de Controle Ético da População Canina e Felina de São José dos Pinhais tiveram seus trabalhos publicados em um livro, o qual foi lançado durante o evento, que contou com a presença do mascote do programa, o boneco Pelucho.

Os estudantes estavam ansiosos para conferir no livro o conteúdo que haviam produzido em sala de aula. “Estou curiosa para ver como ficou a minha redação”, disse Rayane Gabrielle da Silva, da Escola Municipal Elvira Pilotto.


A aluna Jheniffer Antunes da Rosa, teve sua frase escolhida e publicada no livro

A aluna Jheniffer Antunes da Rosa, que teve sua frase escolhida, conta que através do concurso aprendeu sobre a importância de cuidar bem dos animaizinhos. “Não podemos bater nos amimais, nem deixá-los na rua. E quando está doente temos que levá-lo ao veterinário”, ensina ela, que estuda na Escola Angelina de Macedo e tem três bichinhos de estimação.

Em seu discurso a secretária de Meio Ambiente, Edilaine Vieira, agradeceu o empenho de todos os servidores envolvidos na realização de cada etapa do Programa Municipal de Controle Ético da População Canina e Felina de São José dos Pinhais, que culminou com a realização do concurso Veterinário Mirim. “Quero agradecer também a colaboração dos professores, educadores e pedagogos das escolas participantes, que mesmo com tantas dificuldades ainda encontram fôlego para exercitar o bonito ofício do magistério”, disse ela, após ler um poema de Carlos Drumond de Andrade. “Aos pais de cada um de nossos pequenos artistas e escritores nosso muito obrigado”.


Pais, professores e convidados dos alunos autores dos melhores trabalhos prestigiaram o evento

Para a vice-diretora da Escola Municipal Antonio Franco da Rocha, Regiane Micrute, o concurso foi válido e necessário. “Temos muitos animais nas ruas e através de palestras, teatro e do concurso, a Secretaria de Meio Ambiente está conscientizando as crianças sobre os cuidados que um animal requer. Não basta apenas ter um animal, tem que cuidar. Além disso, as atividades educativas propostas pelo programa ainda ajudam a despertar nas crianças a responsabilidade desde cedo”, elogiou.

“O concurso foi maravilhoso e deve se estender”, disse Solange Amboni, mãe da aluna Sollyane, que estuda na Escola Pedro Moro Redeschi e teve sua redação publicada no livro. “Quando crescer quero ser veterinária”, disse a estudante, que mantém um blog sobre animais e ganhou no sorteio uma bolsa integral de curso de inglês na escola CCAA, em São José dos Pinhais. Já o aluno Carlos Gabriel Ribeiro Paloze, da Escola Maria Leni Haluch de Bastos, foi o ganhador de
uma bicicleta.


Sollyane Amboni teve sua redação publicada no livro e através de sorteio ganhou uma bolsa integral de curso de inglês

Todos os alunos finalistas receberam certificado e três exemplares do livro, que reúne ainda atividades interativas e dicas sobre Guarda Responsável e Bem Estar Animal, além de fotos dos alunos e depoimentos, como o do proprietário do primeiro animal castrado gratuitamente pelo Programa Municipal de Controle Ético da População Canina e Felina de São José dos Pinhais, que já realizou a castração de 122 cães e gatos. Cada escola participante receberá a doação de um exemplar.

O evento contou com a presença de professores e representantes das 54 escolas participantes, da coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses - CCZ, Elaine de Castro Neves; do diretor pedagógico da Secretaria de Educação, Cássio Moletta e da coordenadora do curso de Medicina Veterinária da PUC/PR, Claudia Turra Pimpão.


Carlos Gabriel Ribeiro Paloze foi o ganhador da bicicleta

Sobre o Programa - O Programa Municipal de Controle Ético da População Canina e Felina de São José dos Pinhais foi criado em 2010, com o objetivo de realizar censo animal, cadastro e implantação de microchips em cães e gatos, castração gratuita e conscientização da população através dos conceitos da guarda responsável. Em paralelo a todas essas atividades, o Programa Municipal ainda previa atividades educativas para as crianças desenvolverem atitudes de solidariedade e responsabilidade em relação aos animais, como o concurso Veterinário Mirim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário