segunda-feira, 11 de julho de 2011

INAUGURADA A TRINCHEIRA ENTRE AV. DAS TORRES E RUI BARBOSA


Foi inaugurada na última segunda-feira (4) a trincheira Ministro Affonso Camargo, no cruzamento das avenidas Comendador Franco (das Torres) com Rui Barbosa, em São José dos Pinhais. A obra traz mais segurança e fluidez ao sistema viário na ligação entre Curitiba e os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, pela rodovia BR-376. Também melhora o acesso ao aeroporto de São José dos Pinhais e facilita o acesso à BR-277, para o Litoral do Estado.


O nome da trincheira representa uma homenagem do Governador Beto Richa a Affonso Alves de Camargo Neto, ex-ministro dos Transportes e senador, que era engenheiro civil e faleceu em março deste ano.


INTEGRAÇÃO — A nova trincheira é uma obra do Programa de Integração do Transporte (PIT), com investimento de R$ 12,5 milhões, desenvolvida em parceria entre o Governo do Paraná, por meio da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e a prefeitura de São José dos Pinhais, que ficou responsável pelas desapropriações. O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financiou 65% dos recursos.


O prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues, afirmou que a trincheira é um importante fator de desenvolvimento e integração, por melhorar a ligação entre o centro do município e as regiões dos bairros do Guatupê, Borda do Campo e Afonso Pena. “Junto com a trincheira construímos uma ponte sobre o rio Ressaca, para garantir o fluxo viário e melhorar a integração entre as duas regiões, e fizemos outras obras do sistema viário municipal”, disse Rodrigues.


Participaram da inauguração, além do presidente do Legislativo professor Assis Manoel Pereira (PSDB), os vereadores Aílton Fenemê (PSDB), Mari Temperasso (PSDB), Lúcia Stoco (DEM), Bira do Banco (PT), Onildo (PT), Toninho da Anderson (PP), Carlos de Castro (DEM) e Walder Mulbak (DEM). Também compareceram os deputados federais Leopoldo Meyer e Luiz Carlos Setim, o deputado estadual Francisco Buhrer, demais autoridades do município e da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba).

Para Assis Manoel Pereira a obra é uma conquista da comunidade são-joseense. “Finalmente a população poderá se deslocar sem transtornos e, dessa forma, os congestionamentos serão diminuídos sem prejudicar os moradores de São José dos Pinhais que se dirigem diariamente ao centro da cidade”, afirmou o presidente da Câmara Municipal.

O tenente coronel Fabio Mariano de Oliveira, comandante do 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros, responsável pelo atendimento em São José dos Pinhais e RMC, destacou a importância da nova trincheira para melhorar o tempo de atendimento a ocorrências entre os postos Afonso Pena e Centro. Segundo ele, principalmente nos horários de pico, por volta das 18 horas, havia um grande gargalo nesse ponto da cidade. “Devemos baixar de seis minutos para três minutos, em média, o tempo de resposta para atender cada ocorrência entre essas áreas. Isso vai salvar muitas vidas e facilitar o atendimento operacional tanto para Bombeiros quando para a Polícia Militar”, afirmou o comandante.

OBRA — Pelo cruzamento das avenidas das Torres e Rui Barbosa passam diariamente cerca de 50 mil veículos e, em certos períodos, ocorriam congestionamentos. “Agora, com a trincheira, o trânsito vai melhorar, pois houve eliminação do cruzamento em nível, ampliação das faixas de tráfego das duas avenidas e eliminação dos semáforos”, diz o coordenador da Comec, Rui Hara.


As obras dessa trincheira começaram em maio de 2009, na gestão do ex-governador Roberto Requião (PMDB), e exigiram a implantação de um sistema de drenagem com um túnel de 474 metros de extensão, margeando a Avenida das Torres e desaguando no rio Ressaca, para estabilizar o solo e escoar a água da chuva do fundo da trincheira.

<!--[if gte mso 9]> Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

Nenhum comentário:

Postar um comentário