segunda-feira, 28 de março de 2011

Editorial - Cidade dos Sonhos


321 de padroeiro São José, 158 anos de Emancipação política. O que mudou? Talvez para mim seja um bocado difícil falar sobre uma cidade da qual só vivi nela durante 19 anos de minha vida. Para quem não sabe, sou nascido nesta cidade em 1991.

Um pouco confuso com o crescimento da cidade, fui buscar em livros, documentários, jornais e internet um pouco mais de informações sobre a história de São José dos Pinhais. Fiquei espantado com a riqueza e rapidez de acontecimentos das duas últimas décadas, que transformaram um Município tido como “cidade dormitório”, para o 3º pólo automotivo do país, a 3ª cidade em arrecadação do Estado, perdendo apenas para Curitiba e Araucária, a 2ª Maior exportadora do Paraná (1ª Paranaguá), abrigando

fábricas como Volkswagen - Audi (a mais moderna do mundo), Renault e Nissan, Montana - Argo (maior fabricante de maquinário agrícola do mundo), entre outros argumentos que tornam esta cidade motivo de orgulho para os filhos dessa terra.

É certo que com todo este crescimento, problemas sociais se instalaram junto com o desenvolvimento. Isso falando no sentido educacional, cultural ambiental, habitacional, alto índice de criminalidade e o tráfico de entorpecentes, entre outros.

O modo mais fácil de tentar resolver esses problemas sociais seria aumentando a qualidade de vida da população de renda baixa, com investimentos significativos em educação, valorização do assalariado, capacitação da mão de obra para que essa deixe de ser barata e possa atender a demanda da nossa própria cidade. Enfim, esse seria o caminho mais curto, ao meu ver, de resolvermos parte dos problemas sociais. O que é animador é que essas ações ainda estão a tempo de serem implantadas por políticas publicas. Ou seja, isso está ao nosso alcance. É nosso papel avaliar os projetos políticos dos próprios políticos para que possamos ter ainda mais crescimento sem agressões sociais.

Falo em nosso papel, pois estamos novamente nos aproximando das eleições municipais, que tem o objetivo de eleger representantes do povo para resolverem os problemas de São José e deixar esta cidade melhor do que ela já é. Como dizem: Uma cidade nunca está pronta.

À frente você verá a história dessa cidade, que neste ano completou 321 anos do seu padroeiro e 158 anos da sua emancipação política.

Rafael Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário