segunda-feira, 28 de março de 2011

Chega no Mercado o Ipad 2

Entre novidades e especulações, chegou o sucessor de um dos maiores sucessos de vendas do ano passado. No dia 02 de março o iPad foi anunciado. Cheio de surpresas e novidades. O que provavelmente mais impressionou no evento, foi a presença indispensável de Steve Jobs, que há poucas semanas havia se afastado novamente da Apple por motivos de saúde, e com boatos que lhe restavam apenas algumas semanas de vida.

No ultimo ano o iPad vendeu milhões de unidades e criou um divisor de águas no mundo da tecnologia. Os chamados tablets já existiam antes do iPad, mas nenhum teve tão boa recepção no mercado, ou foi tão intuitivo e acessível a todo o público. Na verdade, de maneira geral a Apple tem a característica de criar aparelhos que são intuitivos e de simples uso diário, acessível para todas as idades.

O iPad 2 pareceu acertar em alguns pontos estratégicos. O novo aparelho ganhou câmeras fotográficas na traseira, que filme em alta definição, e uma câmera de menor resolução na frente para fazer o chamado Face Time, uma espécie de vídeo-chamada da Apple que surgiu com o iPhone 4. O processador é o novo A5, desenvolvido pela própria Apple, que promete mais velocidade e maior desempenho gráfico.

A bateria continua de mesma duração, 10 horas de uso ou aproximadamente um mês em stand-by – o que não é de fato ruim, já que o aparelho tem um novo processador e câmeras. O aparelho ganhará também um adaptador especial para saída HDMI em Full HD (que funcionará também com o antigo iPad e com o iPhone 4, porém com resolução de 720p graças ao processador menos potente) e uma capa dobrável exclusiva com imãs. Os preços continuam justamente os mesmos que os das versões anteriores.

No design o aparelho não teve mudanças radicais. Além das câmeras e melhores alto-falantes o aparelho está bem mais fino – mais que o próprio iPhone 4 – e aproximadamente 10% mais leve, o que é significante levando em consideração que o primeiro iPad era relativamente pesado.

Para nós brasileiros surge um mistério: quando e por quanto o aparelho chega aqui? Já é possível fazer a pré-compra de importadores em sites como o Mercado Livre por valores exorbitantes. Como sempre a Apple não tem uma data oficial definida para o Brasil, mas como bem lembramos, a versão anterior do aparelho que foi lançada em abril de 2010 só foi chegar em dezembro do mesmo ano. Especula-se que o aparelho chegará agora em abril já que as vendas da versão anterior foram positivas.

De maneira geral o Apple não revolucionou o que já esta muito bom. Como sempre o diferencial da empresa fica com a junção de um ótimo software com um hardware que às vezes deixa a duvidar – a empresa não revela, por exemplo, quanto de memória RAM tem o aparelho – mas que sempre faz bonito. Apesar da existência de vários outros tablets no mercado, a Apple fez as inovações necessárias para continuar liderando o mercado pelo próximo ano, e com o melhor preço. E você, já está pronto para substituir o bom e velho notebook por um tablet?

Nicolas Milanes

Nenhum comentário:

Postar um comentário