sábado, 28 de abril de 2012

O que é educação?


Por Rudá Morais Gandin
Falar sobre educação nunca é uma tarefa fácil, ainda mais quando o objetivo é conceitua-la. Mesmo porque, todos (as) estamos envolvidos, de alguma maneira, com a educação e, por diversas vezes, nos sentimos responsáveis pelos processos que implicam naquilo que denominamos: educação. Portanto, conceituar tais processos denominados educação é um grande desafio - diante da sempre presente necessidade do enredado social -, a fim de melhorar a prática educativa em espaços formais e não formais de educação e, por último, de contribuir no aperfeiçoamento do pensamento humano acerca dos conceitos referentes à educação, de modo a produzir nos envolvidos com esta temática a clareza necessária para tornar, quando na escola ou fora dela, sua prática emancipadora.    
A educação, ainda que possamos assimila-la com os efeitos de transmissão de algum tipo de conhecimento, tem se mostrado - no mundo contemporâneo - muito mais ampla. Pensando nisso, podemos imaginar que, para além da escola, a educação perpassa os muitos espaços onde existem homens ou mulheres; crianças ou jovens; adultos ou idosos. A educação tem a ver, segundo Durkheim pela “ação exercida pelas gerações adultas sobre aquelas que ainda não estão maturas para a vida social”, em outras palavras, educação é todo o processo de transferência de valores, regras e costumes de uma geração para outra, a fim de que a geração mais nova possa ingressar na vida social. Contudo, esta definição de educação, ainda, não basta.
Nestas proporções, educação é todo movimento exercitado pelos seres humanos a fim de perpetuar, resumidamente, a própria espécie. Dito isso, a educação acontece em todo lugar, seja em: casa, no trabalho, na escola, no hospital, na família ou com os amigos. Todo lugar é lugar do fenômeno educativo e, portanto, de aprender e ensinar.  Em poucas palavras educação é a transmissão por algum individuo para o outro – de um determinado valor desconhecido do primeiro para o segundo, ou do segundo para o primeiro - seja intencionalmente ou não, que garanta a internalização de hábitos, crenças e valores. Toda educação, ou seja, todo fenômeno educativo, é, em última análise, reflexo da sociedade em questão e tende a ser o contorno e os anseios de seus indivíduos para consigo e com os outros.
A educação é uma construção coletiva e social, essencial para a edificação humana, todavia a preocupação deve ser: que homens e mulheres, por meio da educação institucional quando olhamos para a escola, queremos formar?  


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