segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O Mundo Mudou. Amanhã também mudará.

As mudanças na modernidade, em especial nos últimos anos, causaram, não apenas, determinadas transformações no campo econômico, advindas das crises decorrentes do modelo de produção capitalista, mas no campo dos valores individuais e coletivos que, de alguma maneira, norteiam as relações entre os seres humanos. Às greves e mobilizações espalhadas pelo mundo marcaram este ano, e possibilitaram olharmos para o futuro com olhos mais esperançosos. O mundo mudou. Amanhã também mudará.

Estamos a poucos dias da chegada do ano novo; nascem se, portanto, os novos projetos, as novas promessas e a esperança necessária para que a vida seja mais leve e rodeada de realizações individuais e coletivas. É tudo isso que queremos: um ano no qual possamos ser felizes, às vezes, com o pouco que temos. Porque, todavia, foi sempre assim; para os mais sofridos e marginalizados: sobreviver com pouco. Daquilo que é desnecessário - há não ser um lugar para comer e dormir, um tanto de dinheiro para circular e a sorte de ter bons amigos (as) para compartilhar os momentos pelos quais sozinhos não aguentaríamos.

Nesta chegada de ano novo, no que diz respeito à formação humana, em que tratamos por diversas vezes nos referidos textos aqui publicados, necessitaremos de muita disposição e fé, pois acreditar e contornar os entraves que vivenciamos neste mundo, onde as relações entre os humanos são marcadas pela ótica do mercado, é superar, em ultima analise, o modelo de sociedade que presenciamos. Nesta perspectiva a educação é fundamental, tanto a escolar ou não, na atribuição de valores que sensibilizem o ser humano moderno de sua tarefa transformadora neste mundo.

O mundo mudou. Tudo está diferente do ontem, possuíra constantes alterações no decorrer do presente e mudará, provavelmente, no dia de amanhã. Assim será o que virá: diferente do que foi. É o que esperamos, na medida em que o mundo de hoje possa ser outro; mais justo e fraterno, que supere as desigualdades sociais tão insistentes ao redor do planeta. Estes são os meus votos para o próximo ano.

Que tenhamos um próximo ano repleto de muita paz, alegria e amor!

Feliz Natal e 2012 para todos e todas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário