Um caminhoneiro que reside em Maringá gravou as imagens do próprio acidente. O vídeo feito na BR-163, perto de São Gabriel do Oeste (MS), ganhou repercussão nacional após reportagem exibida no último domingo (25) pelo programa Fantástico, da Rede Globo.
Edilson Lisboa flagrou uma carreta que tinha feito ultrapassagem em um lugar proibido e vinha no sentido oposto ao dele na mesma pista da rodovia. Filmando, ele despreza o perigo e ainda diz: “Vou sair, não”. Um microônibus que também trafegava pela pista acaba então tombando e atinge o caminhão onde estava Lisboa. Apesar da violência do acidente, ninguém morreu na ocasião.
Em entrevista ao Fantástico, o caminhoneiro diz que costuma filmar as paisagens por onde passa. Questionado se ele consegue filmar e dirigir ao mesmo tempo, Lisboa alega que no momento da batida a câmera estava fixa no painel do caminhão.
O motorista também diz não acreditar que poderia ter evitado o acidente se tivesse ido para o acostamento quando viu a carreta vindo no sentido contrário na mesma pista onde ele estava dirigindo. “Talvez essa atitude não evitasse o acidente não”, afirma Edilson Lisboa.
Antes do acidente, as imagens mostraram que o caminhão estava a quase 120 quilômetros por hora, cerca de 40 quilômetros por hora a mais do que o limite permitido no trecho. O próprio caminhoneiro admite que estava rápido demais para desviar do microônibus. “Não é permitida essa velocidade.”
O motorista do microônibus, Adair Corso, de 77 anos, teve ferimentos leves. Ele põe a culpa no motorista que vinha na frente dele. “O outro que veio passando que me apertou e me tirou da pista”, diz.
O acidente vai ser investigado pela Polícia Civil, já que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) alega que, apesar de ter apreendido as filmagens do caminhoneiro, não chegou a ver as imagens e por isso acabou liberando o motorista. A polícia agora busca o caminhoneiro que deu a fechada no microônibus e provocou o capotamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário