quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Prefeitura de SJP revitaliza terminal do Afonso Pena e age contra vandalismo

Fotos: Sérgio Sabino - Terminal de transporte coletivo do Afonso Pena

A Prefeitura de São José dos Pinhais está revitalizando o terminal de ônibus urbano do Afonso Pena, que deve receber uma estrutura funcional semelhante à do terminal central. Para isso, a secretaria de Administração e Recursos Humanos criou a função de administrador de terminais, ocupada pelo servidor Elói Krama.

Com formação em gestão pública, Elói presta atendimento específico desde fevereiro aos dois terminais. O terminal central conta com manutenção permanente de limpeza e conservação, fiscalização intensiva e equipamentos de segurança. Todos esses cuidados serão reforçados no Afonso Pena, que deverá receber ainda um toque de beleza, por meio de um trabalho de arte urbana que será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.

O terminal Afonso Pena é de grande importância para o sistema de transporte coletivo do município e da região, por ser ponto de chegada e partida dos ônibus intermetropolitanos (linhas que levam aos municípios da RMC) e interperimetrais (linhas que levam aos bairros de SJP), que fazem o transporte de passageiros para os bairros mais distantes e demais municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Marlene Bueno - usuária do transporte coletivo de SJP

Marlene Bueno é servidora pública da Educação e usuária rotineira do transporte coletivo. Ela utiliza a linha Apolo, que sai do terminal Afonso Pena e disse já ter percebido as melhorias no terminal. “Agora não tem mais goteiras. Eles trocaram o telhado. As estruturas metálicas e o muro de palitos receberam pintura nova, os banheiros estão sem pichação e tem sempre as zeladoras cuidando da limpeza”, destaca Marlene.

Para o jovem Ricardo Furlan, que é fiscal de uma loja nas imediações do Afonso Pena e também utiliza diariamente os ônibus das linhas Fênix e Iná, agora o terminal é mais agradável e seguro. “A gente sabe que os próprios usuários estragam muito o terminal. Quebram e picham tudo. Vamos ver se agora essa melhoria que está começando vai durar, para que todos se sintam bem”, considera Furlan.

Ricardo Furlan - usuário do transporte coletivo de SJP

O secretário municipal de Administração e Recursos Humanos, Marlo Leandro Ferrari, tem opinião semelhante e acredita que enquanto não houver a conscientização e colaboração de todos os usuários, entendendo o patrimônio como deles próprios, o objetivo de funcionalidade e conservação ficam comprometidos. O secretário lembra que os investimentos aumentaram em sete vezes no Afonso Pena e dez vezes no novo terminal central. “Nós, gestores públicos, temos o compromisso de atender às demandas da população e estamos fazendo. Mas para que os resultados sejam satisfatórios e eficazes, é fundamental que aquele que perceber qualquer vandalismo ou mau uso das dependências dos terminais ligue para o 153 e avise a Guarda Municipal”, solicita o secretário.

Marlo Leandro Ferrari - secretário municipal de Administração e Recursos Humanos

Estrutura do transporte coletivo em SJP - A grande extensão territorial e o fato de ser um importante pólo automotivo e industrial fazem com que o transporte coletivo do município tenha um grande fluxo de pessoas que dependem diariamente desse serviço, tanto para o deslocamento dentro do município como para Curitiba e municípios vizinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário