quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Incêndio atinge cinema de shopping de Curitiba

O Corpo de Bombeiros controlou nesta terça-feira um incêndio nas salas de cinema do Shopping Cidade, localizado no bairro Hauer, em Curitiba. Clientes e lojistas foram obrigados a deixar o estabelecimento, que apresentou muita fumaça preta. O fogo teria começado em uma das salas e se espalhado para outras. Segundo relatos, houve correria, mas não havia informações acerca de feridos.

Rachaduras apareceram em uma das paredes externas do shopping. Ela pode ter sido afetada e a corporação não descartou a possibilidade de desabamento. A Comissão de Segurança de Edificações da prefeitura (Cosedi) foi acionada para avaliá-la.

Após incêndio, shopping deve ser reaberto nesta quarta-feira

O terceiro andar, onde ficam as salas de cinema, foi interditado pelo Corpo de Bombeiros e deve ser fechado para reforma. Demais lojas devem reabrir normalmente

Após o incêndio que destriu as cinco salas de cinema d o Shopping Cidade, , as lojas devem ser reabertas em horário normal nesta quarta (14), às 10 horas. O terceiro andar, onde ficavam os cinemas, foi interditado pelo Corpo de Bombeiros e deve fechar para reforma assim que sair o laudo da perícia com as causas do incêndio.

Segundo o tenente-coronel Luiz Henrique Pombo, do Corpo de Bombeiros, o fogo começou na sala de projeções em 3D. “A princípio algo ficou ligado, algum aparelho. Mas já estão fazendo a perícia e o laudo vai comprovar o que foi”, diz. Não há ainda um prazo para que saia o laudo do Instituto de Criminalística. Todas as cinco salas foram atingidas pelo fogo, que começou por volta das 14 horas.

Ângela Pereira, lojista do shopping, contou que funcionários e consumidores foram orientados a se retirar do local no instante em que começou o incêndio. “Havia bastante gente dentro do shopping quando tudo começou, mas não aconteceu nada de mais grave”, disse. Por volta das 17 horas, os dois primeiros andares do Shopping Cidade foram liberados apenas para os funcionários que tiveram as lojas atingidas pela água usada no combate ao fogo, para ajudar com a organização e com a limpeza.

A princípio, algumas rachaduras que apareceram na fachada após o incêndio preocuparam os bombeiros por risco de desabamento da estrutura do shopping, mas, de acordo com o tenente-coronel, não há perigo porque as rachaduras foram superficiais.

Ainda não há o cálculo dos estragos causados pelo fogo. Em nota, a assessoria de imprensa da rede de cinemas do shopping, a Cinesystem, informou que as salas estavam dentro de todas as normas de segurança e que, assim que sair o laudo técnico da perícia, o espaço será fechado para reforma.

O incêndio

Um funcionário detectou sinais de fumaça saindo do teto acima de uma das cabines de projeção e acionou o Corpo de Bombeiros e a equipe do cinema. Cerca de 20 pessoas estavam na sala no momento, para ver um filme da sessão das 14 horas. As salas foram evacuadas sem tumultos e os usuários chegaram a ter o valor do ingresso devolvido. Ninguém ficou ferido.

Cerca de 12 equipes do Corpo de Bombeiros estiveram no local. A fumaça seguia forte mesmo após o fogo ser controlado. O tenente-coronel Pombo destacou que o trabalho no local exigiu um cuidado extra por conta da fumaça tóxica. "Por ter muita cortina e muito carpete nas salas, a fumaça está tóxica, o que poderia causar prejuízo para a saúde das pessoas”, disse.

O tráfego chegou a ser interrompido na Avenida Marechal Floriano Peixoto, sentido São José dos Pinhais, após a Linha Verde, mas foi liberada às 15h50. Mesmo após a liberação, o trânsito ficou bastante lento no local até o final da tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário