
Ele sofria de um câncer no pâncreas e, em agosto, havia renunciado ao cargo de presidente da empresa. Jobs tinha 56 anos
A empresa Apple anunciou, na noite desta quarta-feira (5), a morte de Steve Jobs, cofundador e ex-CEO da companhia. Aos 56 anos, ele sofria de um câncer no pâncreas e já havia renunciado à presidência da empresa.
Uma nota divulgada à imprensa pela família afirma que ele morreu "tranquilamente". Casado em 1991, em uma cerimônia presidida por um monge budista, Jobs deixa três filhos com a esposa, e uma filha com uma mulher que conheceu antes do matrimônio.
O site da empresa publicou um comunicado informando a morte. Ao acessar a página, o internauta encontra uma imagem de Jobs, com as datas de nascimento e falecimento dele.
"Estamos profundamente tristes por anunciar que Steve Jobs morreu hoje", diz um comunicado da Apple. "O brilho de Steve, sua paixão e energia foram fonte de incontáveis inovações que enriqueceram e melhoraram nossas vidas. O mundo é imensamente melhor devido a Steve".
A Apple criou um email para que fãs possam enviar condolências. "Se você quer compartilhar pensamentos, memórias e condolências, envie um email para rememberingsteve@apple.com", diz o site da companhia.
Nascido em 24 de fevereiro de 1955 em São Francisco (EUA), Steve Paul Jobs foi criado por pais adotivos e chegou à fama e ao sucesso empresarial nos anos 1980.
A Apple foi fundada na garagem da casa dos pais dele, em 1976, quando Jobs tinha 21 anos. A criação da empresa foi feita com a ajuda de Steve Wozniak.
Sob o comando de Steve Jobs, a companhia introduziu os primeiros computadores Apple, e mais tarde, o Macintosh, que ficou muito popular na década de 1980.
Entre as inúmeras inovações da Apple está o "mouse", popularizado pela empresa para facilitar aos usuários a ativação de programas e a abertura de arquivos.
Ele enfrentava problemas de saúde há vários anos. Em 2004, teve identificada uma forma rara de câncer de pâncreas e realizou transplante em 2009.
Jobs, que costumava fazer o lançamento dos principais produtos da empresa, não foi visto nesta terça-feira (4), quando a Apple lançou iPhone 4S. O evento, na própria sede da Apple, foi apresentado por Tim Cook, o executivo assumiu o comando da empresa.
A morte de Steve Jobs causou intensa repercussão. Confira manifestações de algumas personalidades que conviveram com ele.
Bill Gates, cofundador da Microsoft e concorrente de Jobs: "O mundo raramente vê alguém que tenha tido um impacto tão profundo quanto o de Steve, cujos efeitos ainda serão sentidos por muitas gerações por vir".
Tim Cook, sucessor de Steve Jobs no posto de executivo-chefe da Apple: "Aqueles de nós que tivemos sorte o bastante para conhecer e trabalhar com Steve perdemos um amigo querido e um mentor". "Steve deixa para trás uma empresa que somente ele poderia ter construído e seu espírito será para sempre o pilar da Apple".
Bob Iger, presidente da Walt Disney Co.: "Steve Jobs foi grande amigo e conselheiro confiável. Seu legado se estenderá além dos produtos que criou ou do negócio que construiu. Serão as milhões de pessoas que ele inspirou, as vidas que ele mudou e a cultura que ele definiu. Steve foi um verdadeiro 'original', com uma perfeição criativa, uma mente imaginativa que definiu uma era. Apesar de tudo o que conquistou parecia que ele tinha apenas começado.Com seu falecimento, o mundo perdeu um homem raro, a Disney perdeu um integrante de sua família e eu perdi um grande amigo. Nossos pensamentos e orações estão com sua esposa Laurene e seus filhos durante esse momento difícil"
Arnold Schwarzenegger, ator e ex-governador da Califórnia: "Steve viveu o 'California Dream' todos os dias da sua vida. Ele mudou o mundo e inspirou a todos nós".
Renúncia à presidência da Apple
A renuncia foi feita em 24 de agosto, encerrando o período de 14 anos durante o qual ele comandou a empresa, que ajudou a fundar em uma garagem.
Jobs sofria de um câncer no pâncreas e estava de licença médica desde 17 de janeiro, por condições de saúde não reveladas. Ele foi substituído pelo vice-presidente operacional Tim Cook. Jobs assumiu o posto de presidente do Conselho de Administração da Apple.
"Eu sempre disse que, se houvesse um dia em que eu não pudesse mais cumprir meus deveres e atender às expectativas como presidente-executivo da Apple, eu seria o primeiro a informá-lo. Infelizmente, esse dia chegou", escreveu Jobs na ocasião, em uma breve carta anunciando sua renúncia.
A aparência de Jobs, frequentemente magra, levantou questões sobre sua saúde e capacidade de permanecer à frente da Apple.
Fonte: GRPcom
Principais fatos da história da Apple
1976: Steve Jobs e Steve Wozniak lançam o primeiro computador Apple
1977: O Apple II se converte no primeiro computador construído de forma em série e um êxito instantâneo
1980: Apple passa ser cotada na bolsa
1983: Introdução do Lisa, o primeiro computador pessoal com um mouse para navegar e com ícones no desktop
1984: Nasce o computador Macintosh
1985: Jobs renuncia pela primeira vez, depois de perder o controle da Apple em uma luta interna
1986: O diretor executivo da Apple, John Sculley, é nomeado presidente da firma
1996: Apple compra NeXT e transforma Jobs em assessor
1997: Jobs substitui Gil Amelio à frente da Apple
1998: Jobs moderniza a linha de produtos da Apple, produzindo os coloridos computadores iMac
1999: O iBook é apresentado ao mercado
2001: a Apple lança o reprodutor de música digital MP3, o iPod
2003: a Apple abre a loja de música on-line iTunes
2007: a Apple lança o iPhone, inaugurando a era das telas de touch
2010: Jobs apresenta o iPad
2011: Jobs lança o serviço gratuito de armazenamento on-line iCloud
Fonte: APF
Nenhum comentário:
Postar um comentário