Fotos: Sergio Sabino - 150 alunos na Roça Velha receberam da Prefeitura de São José dos Pinhais mudas de araucária
A Prefeitura de São José dos Pinhais entregou mudas de araucária para 150 alunos da Escola Rural Municipal Carlos Gomes, na Roça Velha, nesta quarta-feira (21). O ato faz parte da comemoração do Dia da Árvore e também integra as ações do programa “Quero Plantar” da Prefeitura, no sentido de preservar o pinheiro-do-paraná, e também do 1º Seminário Sul-Brasileiro sobre a Sustentabilidade da Araucária, que será realizado no município entre esta quinta-feira (22) e sábado (24), na Câmara Municipal.
A intenção é conscientizar as crianças da importância do plantio da árvore. Hoje, menos de 1% das árvores de araucária originais ainda estão de pé no Estado. Na Escola Carlos Gomes, 60 alunos receberam as mudas pela manhã e outros 90 no período da tarde.
Marlon Monteiro, da Secretaria de Meio Ambiente também participou da ação
Para entregar as mudas e conversar com os alunos, representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente e Agricultura e Abastecimento foram até a Roça Velha. Para Pedro Persegona, secretário de Agricultura de São José dos Pinhais, a ação ajudará na luta contra a extinção da araucária. “Queremos que essas crianças, com a ajuda dos pais, plantem a árvore e vejam a araucária crescer junto com elas para que no futuro os filhos e netos destes alunos possam usufruir da semente”, disse.
Lila Cidral, aluna de oito anos da escola rural, aprendeu em casa o risco de extinção da araucária. “Meu pai falou um dia que se pegasse uma pizza, cortasse em 100 pedaços e tirasse um destes pedaços era o que sobrava de araucária no Paraná. E ainda tinha que ser um pedaço mordido”, disse Lila, em alusão ao baixo número de árvores restante no Estado. A jovem já sabe até onde plantar a nova muda recebida pela Prefeitura. “Tem que pegar um pedaço que não use muito, porque a araucária precisa de espaço. Assim podemos cuidar bem dela”, acrescentou.
Lila Cidral recebeu a muda de araucária das mãos do secretário Pedro Persegona. A aluna já pensa no plantio da árvore
O agricultor Afonso Preisner, que possui diversas araucárias em sua propriedade, também conversou com as crianças para mostrar a importância de manter a espécie. “Já plantei 10 pinheiros e vou fazer uma reserva. Além de não arrancar as árvores, procuramos plantar outras. E estes alunos também poderão plantar com essa nova muda que receberam”, afirmou.
Os alunos receberam orientações do engenheiro florestal da Secretaria Municipal de Agricultura, Marcelo Lubas, de como plantar essas mudas em locais adequados nas propriedades. “O pinheiro é um dinossauro vivo. Por isso é importante o plantio de novas árvores e esses alunos podem ajudar, junto com os pais, para que fiquem pinheiros de pé por muito tempo”.
Crianças receberam orientações e puderam esclarecer dúvidas sobre o tema
Nenhum comentário:
Postar um comentário