
Programa Vereador Mirim
Durante encontro realizado na Câmara Municipal, foi apresentado, a representantes de colégios são-joseenses, o Programa Vereador Mirim. Todas as etapas dos processos de candidatura, campanha, eleição e gestão dos vereadores mirins foram explicadas aos diretores e professores participantes com o objetivo de estimular a participação das instituições de ensino.
Os professores fizeram uso da palavra para sugerir melhorias, tirar dúvidas e aperfeiçoar os trabalhos realizados. Para Isabel Claudino Barbosa, coordenadora do Vereador Mirim do Colégio Estadual Irmã Ambrósia Sabatovich, o Programa tem sido bem aceito pelos jovens. “Os alunos e toda comunidade escolar envolvem-se no processo, além disso o colégio destaca-se perante o Poder Executivo ao reivindicar melhorias”.
Segundo o vereador Onildo, o trabalho dos eleitos auxilia os vereadores. “Procuro sempre acompanhar o Programa e acho o trabalho muito importante, afinal os vereadores não podem estar em todos os lugares ao mesmo tempo, e os alunos nos ajudam, trazendo reivindicações de suas escolas e comunidades”, explicou.
Walder e feirantes
O vereador professor Walder Mulbak promoveu reunião com feirantes e autoridades do município. O encontro teve como principal objetivo a criação de uma associação desses profissionais em São José dos Pinhais.
Ao iniciar a reunião, o vereador citou o sucesso da Assopinho (Associação dos Pinhoeiros) e ressaltou a importância do atendimento, organização e higiene nas feiras livres. “Sem as feiras perde-se um local de tradição e, com a criação de uma associação, os direitos e deveres serão muito cobrados”, afirmou Walder.
O Secretário de Agricultura Pedro Persegona fez uso da palavra para apresentar projetos relacionados aos feirantes. Dentre eles, destaca-se a revitalização da Praça do Verbo Divino, onde será organizado um espaço para uma feira permanente, com praça de alimentação e toda infraestrutura necessária.
Após as explanações, o representante dos feirantes, Modesto Rosendo, agradeceu a oportunidade e o apoio das autoridades na organização da associação. A segunda reunião do grupo será realizada no próximo dia 21/03 e tratará de procedimentos jurídicos para criação da associação dos feirantes de São José dos Pinhais.
Centro de Referência do Idoso
Preocupados com a qualidade de vida dos idosos são-joseenses os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº399 que institui o programa “Centro de Referência do Idoso”.
De autoria do vereador Aílton Fenemê (PSDB), o programa tem como objetivos valorizar os idosos e integrá-los a todos os setores da sociedade, proporcionando-lhes assim, uma vida digna e saudável.
As principais atividades do Centro, de acordo com o Projeto, são a prestação de informações e serviços em diversas áreas de interesse da terceira idade, conforme previsto na Constituição Federal e Estatuto do Idoso e atendimento nas áreas geriátrica, odontológica, fisioterápica e psicológica. Também será criada a Casa do Idoso, onde serão desenvolvidas atividades culturais, esportivas, educativas, além do desenvolvimento de ações vinculadas à saúde dos idosos.
Segundo o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, a população com mais de 60 anos de São José dos Pinhais é de, aproximadamente, 20 mil pessoas. Sendo assim, é necessário propor medidas que promovam a integração e fortalecimento das ações já desenvolvidas pelo município. Estima-se que, se transformado em Lei, o programa atenda mais de três mil idosos em seu primeiro ano, ou seja, 15% da população de terceira idade de São José dos Pinhais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário