quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

A história do Facebook em 'A Rede Social'

Por Nicolas Milanes
No último ano, principalmente no Brasil, um fato vem ocorrendo: o Facebook está crescendo. A migração para essa rede social vem acontecendo por diversos motivos, e este mês chegou aos cinemas um dos que talvez seja o maior de todos: o filme A Rede Social. E apesar de ser um filme com um tema muito focado – um geek (novo termo usado para definir pessoas interessadas em estudos, computadores, videogames, quadrinhos, etc) gênio de computador que tem uma bela idéia e a coloca pra funcionar - o filme vai muito além do que assuntos de computadores que a maioria de nós não entenderia, com um roteiro surpreendentemente bem recheado.
Nas Universidades dos Estados Unidos é muito comum existirem clubes fechados das pessoas mais ricas e mais populares da Universidade. A idéia inicial daquilo que vai ser o Facebook que conhecemos hoje era criar algo aos moldes destes clubes – algo fechado para estudantes convidados. Aos poucos o Facebook foi se espalhando pelas Universidades da América do Norte, chegando até mesmo em Universidades da Europa. O número de usuários foi crescendo de maneira nunca antes vista, ainda mais lembrando que apenas convidados tinham acesso ao site. A idéia então se torna bilionária, e aí começa o problema.
A história do Facebook apresentada no filme é bastante intrigante. O filme basicamente se passa em uma negociação entre advogados e seus respectivos clientes contando como basicamente o desenvolvimento do Facebook foi acontecendo. A atuação do filme é uma das primeiras coisas que surpreendem, assim como a parte de fotografia, que apesar de simples, é o ideal para um filme do tipo. Talvez a trilha sonora deixe um pouco a desejar, mas também parece ser o ideal no meio de diálogos intensos que aos poucos vão desembaraçando uma trama de traição, ganância e de uma guerra de ego.
O filme ‘A Rede Social’ foi eleito como melhor do ano pelo New York Film Critics Circle, Los Angeles Film Critics Association e pelo National Board of Review. Sem esquecer que recebeu seis indicações ao Globo de Ouro, incluindo Melhor Filme de Drama, disputando contra seu maior rival, o conto da monarquia britânica O Discurso do Rei, que ficou com sete indicações. Definitivamente ‘A Rede Social’ deve ser assistido por todos aqueles que gostam de cinema, de uma trama bem produzida e principalmente para quem curte o tão famoso Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário