segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

2010 à frente


Por Rudá Morais Gandin

Iniciamos este ano com a retomada deste blog e as publicações no Jornal Coração de Estudante, instrumentos necessários para difundir idéias e posições sobre diversos assuntos.

Neste ano viveremos o processo eleitoral que definirá os rumos de nossa nação. E não será nada fácil combater as idéias neoliberais e as posturas conservadoras que veremos nos partidos de direita, nos exigindo obviamente um profundo comprometimento na resistência dos avanços sociais no Brasil promovidos por este governo.

Neste ano enfrentaremos os desafios de fazer o Brasil um País cada vez mais soberano, um Estado que se encarregue de promover a igualdade e de garantir uma educação para todos e todas, de qualidade. Resolveremos de tratar de edificar as mudanças em curso e a forma nossos irmãos e
irmãs para a batalha da independência nacional que estará em jogo no Brasil nestas eleições. Ou o Brasil continua a avança, num projeto popular ou retrocederemos.

Diante disso não mediremos esforços, e não podemos amolecer, frente aos desafios observados. O fato é que a elite brasileira esta enfurecida, histérica com a permanência de um presidente oriundo da classe trabalhadora, que tem feito do Brasil um país melhor e soberano, por isso eles se armam prontos para aparelharem a máquina governamental novamente e assim diferir seus golpes a população, favorecendo apenas os umbigos da burguesia e do capital estrangeiro.

Teremos um 2010 de Copa do Mundo, a grande mídia se utilizará disso para diluir a população da importância das eleições e seu papel decisivo nos rumos do País, torceremos pelo Brasil, mas mal sabem nós brasileiros que a torcida terá que ser ainda maior diante da disputa dos projetos políticos neste processo eleitoral. Não poderemos subestimar a força reacionária da elite brasileira, a esquerda que não se engane é importantíssimo a unidade nestas eleições.

Em São José dos Pinhais teremos novamente na briga eleitoral aqueles que por vezes estiveram no poder, e aqueles desconhecidos intitulados como alternativas aos “peixes grandes” da cidade. Na verdade nada muito além daqueles que lá já estão usurpando dinheiro público em benefício de seus interesses individuais. Sem um projeto coletivo, popular e de independência nacional, nada podem fazer a não ser atender os interesses da burguesia e dos monopólios estrangeiros.

Pensando assim, acaba sendo necessário a construção, junto aos trabalhadores, de um projeto popular e democrático, de resistência dos interesses do povo e da nação. Um projeto que pressione o governo e reivindique Terra para o povo, Educação para a juventude e Soberania Nacional. Um projeto que possa aglomerar nas suas fileiras todas e todos aqueles afins de colocar o Brasil de vez no trilho do desenvolvimento e da justiça social, antes da caridade, firme da melhoria de vida da população Brasileira e são joseense.

Desejo a todas e todos um 2010 de luta, de sonhos e principalmente melhor para a vida daqueles irmãos e irmãs que tem suas vidas nas periferias dos grandes centros, longe do desenvolvimento, perto da fome e do sofrimento, vítimas da exclusão e da exploração promovidos por esse sistema capitalista.

Que possamos ter primaveras melhores. Feliz 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário