domingo, 28 de abril de 2019

CELULITE, O TERROR DAS MULHERES

Por: Ingred Bachk / Esteticista

O que é,causas, sintomas, prevenção e tratamentos.


Qual mulher nunca teve celulite? E quem nunca quis eliminá-las?  É possível dizer que cerca de 98% das mulheres, em algum momento da vida, já tiveram que conviver com a celulite. 

Mas, afinal, o que é celulite? Celulite é um termo impróprio descrito por um médico francês em 1920 e utilizado até hoje. É uma afecção da pele que, embora tenha o sufixo ‘ite’ no final, que quer dizer inflamação, é uma patologia não inflamatória que envolve o sistema circulatório, comprometendo o tecido adiposo e a derme, causando modificações na textura e aspecto da pele da região envolvida, dando o famoso aspecto de casca de laranja.
Trata-se de uma alteração acusada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células, fazendo com que elas fiquem cheias e endurecidas. A celulite pode ser classificada em quatro graus, diferenciando a sua evolução e aspecto. Grau I: não visível e não palpável; Grau II: não visível, porém palpável através do pinçamento feito com as mãos, onde se eu observa o aspecto casca de laranja; Grau III: visível e palpável; Grau IV: nódulos maiores, visíveis, mais palpáveis e dolorosos. 

CAUSAS
Há diversas causas para a celulite. O excesso de peso pode ser determinante para o desenvolvimento da celulite, mas mulheres magras também podem ter. Isso ocorre porque pode haver um desequilíbrio entre a quantidade de gordura e a massa muscular.

Entre as principais causas da celulite estão: Fatores genéticos; Obesidade; Distúrbios circulatórios; Fatores hormonais relacionado ao estrogênio, que atua em todas as fases da formação da celulite; Sedentarismo; Gravidez; Disfunções intestinais; Excesso de açúcar, sal e álcool; Tabagismo; Medicamentos anticoncepcionais, terapia de reposição hormonal, corticosteroides e betabloqueadores.


SINTOMAS 
Normalmente, a celulite não apresenta sintomas além do aspecto na pele. A pele com celulite fica com aspecto de casca de laranja e nos graus mais avançados, a pele parece acidentada, com picos e vales.
Os sintomas estão relacionados com os de má circulação, percebendo alguma retenção de líquido e com a evolução ela pode formar nódulos dolorosos.

TRATAMENTOS
Existem várias opções terapêuticas para tratar a celulite, desde medicação oral, até massagens e drenagens linfáticas, assim como aplicação de fármacos no local, carboxiterapia, entre outros. 

Conheça alguns tratamentos:

Drenagem linfática: indicada para casos iniciais, é uma massagem que estimula a eliminação de líquidos e toxinas do corpo. 

Resultado de imagem para TRATAMENTO CELULITEMassagem modeladora: atua sobre o sistema linfático e sobre as placas de gordura. Tem seus efeitos potencializados quando combinada com laser, ultrassom ou criolipólise.

Creme anticelulite: podem melhorar a microcirculação e estimular a produção de colágeno.

Endermologia: utiliza-se um aparelho que promove a drenagem linfática. Indicada nos casos moderados a graves.

Radiofrequência: muito eficaz, o aparelho utiliza uma radiação eletromagnética de alta frequência que faz com que as moléculas de água se agitem e aumentem a temperatura, reestruturando o tecido.

Carboxiterapia: consiste na injeção de dióxido de carbono, melhorando a circulação e oxigenando os tecidos.
Resultado de imagem para mulher comendo fruta
Ultrassom: o ultrassom estético lipolítico modifica ligações intercelulares e aumenta a permeabilidade da membrana celular.

Mesmo que você faça um ou diversos tratamentos para acabar com as celulites,  os hábitos de vida saudáveis são a melhor maneira de se conviver e tentar eliminá-las. 
Evite frituras, enlatados e processados em geral. Consuma alimentos naturais, como carnes, frutas, verduras e legumes.
Beba muita água. A hidratação ajuda a eliminar as toxinas, responsáveis pela formação da celulite e são recomendados dois litros por dia.
A prática de exercícios físicos eliminam gordura e ativam a circulação. Evite ficar muito tempo sentada ou em pé e faça caminhadas sempre que possível.


https://www.facebook.com/ingredbachkestetica/


Nenhum comentário:

Postar um comentário