quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Taxistas buscam apoio para acabar com transporte irregular de “piratas

No último dia 3, segunda feira, os taxistas Acemar Marques e Eduardo Foggiatto estiveram reunidos com o Secretário Municipal de Assuntos Metropolitanos de Curitiba, Valfrido Eduardo Prado. O objetivo foi estabelecer um canal de comunicação entre os profissionais de taxi de São José dos Pinhais e a prefeitura de Curitiba, a fim de resolver problemas que afetam o dia-a-dia dos taxistas de São José dos Pinhais, Curitiba e região metropolitana.
Um dos principais assuntos abordados na reunião foi o transporte irregular de passageiros. Tais veículos são conhecidos como “Taxis Piratas”, que buscam passageiros no aeroporto Afonso Pena sem ter qualquer tipo de licença. Estes “piratas” acabam tirando corridas dos taxis do aeroporto, que são devidamente regularizados. Os profissionais irregulares também geram prejuízos aos taxis de Curitiba e região, já que é normal o “Taxi Pirata” levar o passageiro do aeroporto até outra cidade e posteriormente busca-lo, tirando a corrida do taxi regularizado do município. Acemar afirmou que “é necessária a punição de quem comete esse tipo de irregularidade, para que o pirata não volte a repetir o ato. Para isso precisamos também de uma fiscalização efetiva em nosso aeroporto”.
Na reunião, também foi citada a possível privatização do Aeroporto Afonso Pena, o que gera receio aos taxistas, que temem acontecer o que aconteceu em outro aeroporto do país, onde uma empresa particular detém carros executivos que oferece serviço de taxi normalmente, gerando uma concorrência desleal com os taxis comuns. Ficou claro que há a necessidade de um acompanhamento minucioso do processo por parte dos taxistas, afim de garantir os espaços e as boas condições de trabalho ao profissional. Segundo Valfrido, a prefeitura de Curitiba, através da Secretaria de Assuntos Metropolitanos pode auxiliar os taxistas nesse acompanhamento.
Valfrido manifestou interesse em realizar o primeiro fórum de discussão para taxistas de Curitiba e região Metropolitana, com o objetivo de dialogar com os taxistas sobre assuntos como legislação especifica para taxis, melhorias na forma de trabalho e mobilidade urbana. “Hoje é o taxi é um ponto fundamental na estrutura de mobilidade urbana”, afirmou o Secretário.

A reunião também contou com a presença de Leônidas Nery Dias, Superintendente da Secretaria Municipal de Assuntos Metropolitanos de Curitiba. Acemar Marques adiantou que já há novas visitas já agendadas para tratar de assuntos pertinente a classe dos taxistas. Um dos próximos passos é realizar reunião com a Urbs e o Detran. Entre os assuntos mais importantes está na fiscalização de taxis de fora da cidade de São José dos Pinhais que usam aplicativos para buscarem passageiros dentro do município, já que a prefeitura de São José dos Pinhais não permite que os taxistas da cidade utilizem os aplicativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário