Foto: Sílvio Ramos - Psicultores capturam peixes nos tanques de armazenamento, durante a feira
Começou nesta quarta-feira (04) e vai até amanhã (05) a Feira do Peixe Vivo, em São José dos Pinhais, que deve comercializar cerca de 12 toneladas de peixes, atendendo perto de 6 mil compradores nos dois dias. A Feira é realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento do município.
A médica veterinária Ana Maria Araújo Barbosa, da Secretaria de Agricultura, explica que a Prefeitura criou um decreto que facilita a criação de peixes no município, através de incentivos aos produtores, que em contrapartida realizam a feira na Semana Santa a preço acessível. Neste ano, o preço do quilo do peixe é R$ 8,50, e ele poder ser limpo no local a R$ 1 adicional. “Para isso, conforme o decreto, eles adquirem os alevinos pagando só 40% do custo”, explica Ana.
Equipe trabalha na limpeza dos peixes, de acordo com o Projeto Abate Humanitário, utilizando técnica de descensibilização, para que os animais não sintam dor, conforme estabelece o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná
Para a nutricionista da Prefeitura Marília Barbosa Machado, embora o consumo de pescados venha crescendo, ainda poderia aumentar muito mais no Brasil. Ela afirma que só em função de alguns benefícios como a vitamina B12, cálcio e zinco, encontrados em maior quantidade no peixe, já se justifica o consumo freqüente dessa carne. “Mas tem ainda o ômega-3, ácido graxo polinsaturado que traz benefícios anti-inflamatórios, e é excelente combatente do triglicérides e do colesterol“, assegura Marília, lembrando que precisamos destas e outras vitaminas. “Então, o indicado é que consumamos peixes de duas a três vezes por semana, dando espaço também para as outras carnes que nos são necessárias”, completa.
A consumidora Doroti Assemberg disse que aguarda pela Feira todos os anos, pois compra a bom preço e armazena por um bom tempo. “Acho que o custo do peixe ainda nos limita um pouco de consumir. Por isso, aproveito o preço durante a feira, para preparar e guardar por um tempo”, disse a consumidora.
A Prefeitura de São José dos Pinhais organiza a Feira do Peixe Vivo toda Semana Santa, período com maior consumo de pescados no Brasil, O objetivo da Feira é incentivar o consumo de peixe também nas demais épocas do ano. Dados do Ministério da Pesca mostram que no em 1999, o consumo médio por brasileiro era de 6 quilos por ano e, em 2010 já eram mais de 9 quilos anuais.
Serviço:
20ª Feira do Peixe Vivo
Quarta e quinta (04 e 05)
Praça do Verbo Divino – Rua Veríssimo Marques, ao lado da Câmara Municipal
Parque da Fonte – Rua Almirante Alexandrino, 489, bairro Parque da Fonte
A partir das 9h da manhã
Entrada franca
Nenhum comentário:
Postar um comentário