terça-feira, 20 de março de 2012

O que é educação?

Por Rudá Morais Gandin

Nesta primeira edição de 2012 do Jornal Coração de Estudante iniciaremos uma série de publicações sobre Educação que buscam, no limite, por a luz os grandes dilemas desta época no referido campo, de modo que possamos contribuir com as diversas análises, reflexões e debates acerca da Educação. Neste intuito estruturei uma “linha do tempo”, não apenas por uma questão organizacional e sim, para tornar mais límpido a complexidade que é os debates no âmbito da Educação. Pensando nisso imaginei três temas globais e, portanto, a seguinte ordem cronológica: 1) Os conceitos de Educação, 2) Estado e Educação, 3) Escola e Educação. Nesta medida, teremos para cada tema global alguns textos com o objetivo de elucidar e contribuir para as análises no campo da Educação. Esperamos, com estas medidas, iniciar um movimento contagiante que aglutine educadores (as), estudantes e gestores (as) em defesa da educação - pública e universal.
O presente texto “O que é Educação?” é a ponta de partida das publicações, um resumo das observações e leituras referentes às análises acerca dos conceitos sobre educação que, no decorrer dos anos, venho acumulando. É um breve ensaio, que tem por objetivo elencar alguns elementos, a fim de que possamos pensar este fenômeno estritamente humano e fundamentalmente enraizado em nossas relações em sociedade.
A Educação é uma temática amplamente pensada e pautada por diversos movimentos sociais, governos, ONG’s e sociedade em geral. Todavia, “o que é educação?” continua sendo uma das principais indagações para aqueles que buscam dissertar e refletir sobre o referido campo. Neste contexto, este ensaio buscará – de maneira breve – definir “o que é educação?”, procurando problematizar este conceito que tem, em muitos, sido objeto de confusão.
A educação, ainda que possamos assimila-la com os efeitos de transmissão de algum tipo de conhecimento, tem se mostrado - no mundo contemporâneo - muito mais ampla.
Em tempo, antes de prosseguir com as reflexões acerca do conceito de educação, nos reservaremos a continuar na próxima edição do jornal, de modo que dedicaremos à coluna inteira apenas com a função de responder esta inquietação. Esperamos que com este breve início, possamos estar dando o ponto a pé inicial para outros futuros textos, neste jornal, que reflitam e discutam este tema.

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