terça-feira, 20 de março de 2012

Coluna Politica do Jornal Coração de estudante

MoçõesSão José dos Pinhais terá que tomar conhecimento das moções oriundas da base de usuários, aprovadas na Conferencia Nacional de Saúde, no final de 2010 e ainda em, vigor. Uma delas, diz: “Os Delegados vem a publico manifestar moção de apoio ao Projeto de Lei proposto pelo Deputado Federal Dr. Rosinha (foto), que proíbe qualquer forma de privatização dos serviços de saúde do SUS”, com 125 assinaturas. Outra moção, de Repúdio, diz: “os delegados vem a público manifestar o repúdio as diversas modalidade e estratégias de contratos, convênios parcerias que caracterizam terceirização, privatização de ações e serviços em saúde pública, que devem ser de responsabilidade do estado, município e união”.

Sou do SulSeparar os estados do PR, SC e RG do Sul de seu grande inimigo: o Estado brasileiro. Essa é a polêmica luta do movimento “O Sul é o Meu País”, que completa 20 anos em 2012 com a pretensão de voltar a ganhar a discussão das ruas. Nos próximos dias 17 e 18 de março, os sulistas que querem a separação do resto do país organizarão um congresso na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Florianópolis). Moralização, ética, melhorar e aplicar melhor a arrecadação, ficando os municípios com 70% da arrecadação e o restante, com a União. As Forças Armadas e o Parlamento funcionariam ao estilo sueco, que só se reúne quando surge a necessidade de convocação. “Não queremos criar uma classe de burocratas sustentados pelos impostos, como acontece no Brasil”, disse um dos lideres do movimento.

Haroldo Nascimento Haroldo Nascimento informou no último mês sua decisão de “se juntar” com Calorina Chab. Segundo ele, foi uma decisão estratégica para que pudesse ter mais força para reivindicar as melhorias para a sua comunidade. “Nuca fui candidato por vaidade, apenas sempre quis ajudar o meu povo”, disse ele a esse jornal. Além de estar tendo grande sucesso na rádio mais, Haroldo também deverá receber o premio “Destaques 2011” pela Editora Nosso jornal e seus eleitores podem fazer grande diferença para a campanha de Carolina. A pré-candidata é filha de Ricardo Chab e está filiada no mesmo partido de Ivan Rodrigues, o PSD.

Mais um
O triunvirato que controla a oposição em São José dos Pinhais: PSB, DEM e PSDB, representado pelos seus caciques Leopoldo Meyer, Luiz Carlos Setim e Francisco Buhrer, ganha mais um nome. Agora é quarteto, com a adesão do ex-vice prefeito e ex-vereador Toninho da Farmácia, cotado esses dias como o indicado pelos três, para assumir a pré-candidatura a prefeito de São José dos Pinhais. A noticia deu no Blog do Aldrian e pode vingar, pois Toninho, além de peculiar simpatia, tem transito em todas as correntes, popularidade, homem simples, ”do povo” e sempre foi um grande “arrebanhador” de votos.

Mais um IIJá circula nos sites e blogs de São José dos Pinhais a noticia de que Vanderley Gimenez, proprietário do Armazém Universitário, confirmou mesmo sua pré-candidatura para o cargo de vereador nas eleições desse ano. Como já dito antes nesta coluna, era provável que isso acontecesse. Nos últimos meses Vanderley se fez mais presente em eventos públicos, se filiou ao PV e tem aparecido com mais freqüência na mídia da cidade. Nos dias de hoje, para ser um bom candidato, são necessárias três características essenciais: Simpatia, seriedade e cacife. Pelo que parece, Vanderley é dotado das três.

Na telinhaDuas lideranças de São José dos Pinhais apareceram no vídeo da TV Globo (RPC) nesta semana. Um se esmerando nos elogios à administração mesmo que indiretamente, que foi Serginho da Colônia (foto) ao contar avanços na formação do projeto de Conselhos de Seguranças em todos os bairros, envolvendo os cidadãos. Outro, Mauro Knorst, da região do São Marcos, que aparece criticando a morosidade com que acontecem as obras de uma escola estadual no São Marcos, onde o município é parceiro. Ambos estão cheios de razão.

Caraca!Quem diria, o professor Sidney Simão de Souza, que antigamente era o “Sidney do PT”, apelido que ganhou por incitar greves e manifestações publicas (no governo municipal do ex-prefeito João Ferreira), acaba de aderir também à campanha de Ivan Rodrigues. E com um polpudo cargo de CC2 (é mole?). E para reafirmar ainda mais a união entre Ivan Rodrigues e PSDB, o também tucano Zé Roberto foi nomeado Secretário Municipal de Indústria, Comercio e Turismo, que antes era dirigida por Christian Bundt, que também acumulava a Secretaria de Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário